top of page
Buscar

Um pouco da minha história e como cheguei até aqui

  • Foto do escritor: Juliana Rossin
    Juliana Rossin
  • 11 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de fev.

"A vida plena é um processo, não um estado. É uma direção, não um destino."(Carl Rogers).


Oiee! Eu sou a Juliana, mas pode me chamar de Ju :) Sou psicóloga, mas claro que, não somente isso. Sou também ariana, com ascendente em touro e lua em sagitário (adoro um mapa astral e tantas terapias alternativas rs). Sou casada, viciada em café, fã de Sandy e Junior, mãe de planta, amo viajar, faço natação desde que me conheço por gente, sou Potterhead e adoro conversar... já logo se nota, né?! KKK.


Sou mineira, nascida em Uberaba, mas me considero paulista de coração, já que vivi grande parte da minha vida no interior do estado. Sou mulher branca, cisgênero, hétero, feminista e antirracista, essas nomeações, dizem muito sobre minha identidade.


Sempre fui apaixonada por conhecer lugares, histórias e me conectar com pessoas. Tudo que faz parte da natureza me encanta, assim como dilemas sociais e individuais, me despertam interesse de olhar e troca.



Entrei pra faculdade de psicologia em 2012, me formei em 2016 e em 2017, já estava com meu CRP em mãos, partindo para uma próxima formação: nessa época eu já tinha começado a atender na clínica e sentia a necessidade de me especializar.

Depois de quase 2 anos, finalizei minha Formação na Abordagem Centrada na Pessoa, com ênfase em Psicologia Clínica, pelo Espaço John Wood, em Campinas, interior de São Paulo.​

​​Em 2020, já atuava há alguns anos como psicoterapeuta, dentro do consultório presencial. Quando estivemos diante de uma pandemia mundial, fechei as portas da clínica e me abri para outra possibilidade, um outro universo: a troca e partilha com tantas pessoas, através das redes sociais.


De lá para cá, conheci muita gente e me encantei pela possibilidade que o atendimento online proporciona: facilitar o processo de inúmeras pessoas que se identificam com meu trabalho, independente de onde elas estivessem.



Além dos atendimentos individuais, nesse período participei de diversos encontros, grupos de estudos e supervisão, facilitados pelo estimado Profº. Dr. Mauro Amatuzzi. Realizei projetos sociais e cocriei collabs multidisciplinares e com outros profissionais.


Em 2021, iniciei um grupo online, com foco em psicoeducação, o Desafio "DSP - Desenvolva Seu Potencial". Essa foi minha primeira experiência de grupo, voltada exclusivamente para o público feminino, que nos trouxe uma troca muito rica! Foi uma vivência bastante especial, com exercícios, aprendizados, reflexões e especialmente, o desejo de facilitar mais vezes, projetos coletivos.



Desde então, me faz cada vez mais sentido, um trabalho que tivesse o viés feminista e com letramento de gênero, classe e raça.​ Isso incentivou minha busca para um olhar especializado, que resultou no início de dois cursos em 2024: “Conceituação e Compreensão e Gênero e Sexualidade para Praticantes da ACP” e “Uma ACP com Atitude Decolonial e Compreensão Interseccional”.



No início de 2024, me mudei para Manaus, na capital do Amazonas. Essa foi uma das oportunidades mais incríveis da vida, conhecer mais profundamente nossos povos originários, a cultura e historicidade que banha nossos rios, culinária rica e deliciosa que vem da nossa terra… nossa, quanto aprender!



Outros projetos criados no mesmo ano foram o Workshop Centrado nas Relações e as Rodas de Conversa. Durante esses anos, tive a possibilidade de conhecer profissionais incríveis e amigas inspiradoras, por isso, é uma honra a possibilidade de levá-las para a vida e poder casar também, desejos profissionais.



Agora, em 2025, estou de volta a Piracicaba, interior de São Paulo. Estendi novamente meus atendimentos ao presencial, em um consultório que é um charme, mas claro, sem abrir mão do meu queridinho atendimento online. Lancei o curso "Escutando Mulheres", ministrado por mim, para profissionais que trabalham acolhendo e fortalecendo toda a diversidade e singularidade de mulheres, principalmente as em situação de violência. Inicio também, outra Especialização Clínica na ACP, dessa vez pelo Grupo Florescer Humano.


Em toda trajetória até aqui, vivenciei meu crescimento profissional e claro, como pessoa. Me reconheci cada vez mais fascinada por pesquisas sobre tornar-se mulher, e atualmente, me dedico a uma atuação comprometida com o estudo de todas as relações que nos atravessam, na sociedade em que vivemos. Sempre que possível, continuo trazendo conteúdos que possam gerar troca e reflexões, diante dos temas que acredito, nas minhas mídias sociais.




 
 
bottom of page