Maior acesso a psicoterapia: é possível?
- Juliana Rossin
- 6 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Mesma terapia, em busca de maior acessibilidade: valor social significa ter o preço reduzido de sessão.

Terapia com valor social tem como objetivo exclusivo facilitar e abranger o acesso da comunidade, à promoção da saúde mental. Seja quem não tem plano de saúde, aquelas que não têm condição de arcar com terapia particular no seu valor integral ou quem não pode frequentar os serviços oferecidos pelo SUS.
É importante dizer que valor social e acessibilidade não são sinônimo de "terapia barata" ou a "preço baixo". Na verdade, significa disponibilidade e abertura, a quem ainda tem o serviço fora do seu alcance e possibilidade.
Público
Quem ainda não tem acesso à promoção e manutenção da sua saúde mental, diante do atual contexto, circunstância e/ou condições financeiras, poderá acessar a terapia com valor social, por carecer da ampliação do serviço e da democratização no custo dos atendimentos.
Formato
Sempre que se fala em menor custo, muitas vezes vem em mente, menor qualidade ou tempo reduzido. Mas não! Na terapia com valor social, teremos exatamente o mesmo formato da psicoterapia particular: através de teleatendimentos, realizados pela plataforma do Zoom, com frequência semanal e 50 minutos de duração.
Como funciona
Sempre existem vagas dentro do meu consultório, voltadas para terapia com valor social, porém, a procura é alta e por isso, as vagas costumam estar sempre preenchidas. Ainda assim, conforme alta e maior disponibilidade de horários, abre-se mais espaço para acolhimento.
Pensando nisso, se for do seu interesse, houver demanda para esse tipo vaga e existir disponibilidade de espera, é só entrar nesse link. Entrarei em contato assim que possível :)
Responsabilidade Ética
É importante que exista compromisso e bom senso, de ambas as partes.
A consciência sobre a necessidade de um acesso universal, me provoca profissionalmente sobre maneiras responsáveis - dentro dos meus limites e parâmetros de atuação - para ampliar meu acolhimento profissional. Valores mais justos e congruentes à atual condição de vida da população a ser atendida, me parece uma maneira coerente de colocar isso em prática e ampliar a escuta, considerando sempre contextos e momento de vida, individualmente.
Do seu lado, não esqueça que, um critério fundamental para ser atendida nessa proposta, é não poder arcar com o valor integral do atendimento. Essa escolha reflete não apenas na responsabilidade com seu processo e com meu trabalho, mas também com as demais pessoas em espera. Por isso, haja de forma justa.
Obrigada pela confiança de sempre,
Conte comigo! Um beijo,
Juliana.



